/* Google Analytics */

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

A crise do Brasil e a oportunidade para criação de startups globais

        

Por Cassio Spina 

O cenário econômico brasileiro está passando por dificuldades, será essa uma oportunidade para que os empreendedores comecem a pensar em outros mercados de atuação que possibilitem seu crescimento?

O tamanho do mercado consumidor do Brasil sempre atraiu e pareceu ser suficiente para a maioria dos empreendedores brasileiros, porém, essa visão pode ter limitado o potencial de crescimento das startups.

Países com mercados internos menores, como é o caso de Israel e Argentina, forçaram seus empreendedores a criarem startups voltadas para o mercado global desde o momento de seu nascimento, e isso contribuiu para a criação de startups altamente competitivas e escaláveis. Podemos notar isto no caso de Israel, que, em 2014, conseguiu 14 Ipos em Nasdaq.

Com base nestes fatos, recomendamos que você, que deseja criar uma startup realmente competitiva e com alto potencial de crescimento e escalabilidade, inclua o planejamento de atuação em mercados internacionais desde o primeiro dia.

Uma das vantagens de se pensar globalmente desde o início é minimizar as dificuldades da internacionalização. Atuar em mercados externos também pode ser uma estratégia competitiva, considerando que, quanto maior for sua área de atuação, maior pode ser seu mercado consumidor, ainda mais se seus concorrentes não estiverem lá.

Sabemos que empreender localmente já é uma tarefa bastante complexa, e que empreender globalmente pode ser excitante, mas exige muito mais competências e dedicação, assim, faremos uma série de artigos para que você possa analisar alguns aspectos que envolvem a decisão de atuar em outros países. Até o mês que vem!

Achou este post útil? Compartilhe com seus amigos e conhecidos, bastando clicar nos ícones do twitter, facebook, etc. abaixo ou ao lado,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não envie mensagens por este campo de comentário, pois não serão respondidas. Para enviar mensagens, acesse o site da Anjos do Brasil em http://www.anjosdobrasil.net