/* Google Analytics */

sexta-feira, 5 de agosto de 2016

As dicas preciosas de um empreendedor experiente do Silicon Valley para investidores anjo brasileiros

No Congresso de Investimento Anjo de 2016 recebemos palestrantes do Silicon Valley, o ambiente mais inovador em startups no mundo. Um deles foi Paul Russo, investidor anjo do Band of Angels e conselheiro de diversas startups. Em entrevista, ele comentou suas percepções sobre o ecossistema empreendedor brasileiro e também deu dicas aos investidores anjo do país.

Paul Russo no Congresso de Investimento Anjo da Anjos do Brasil em 2016

“Um dos maiores problemas é que muitos dos investidores anjo vieram de grandes empresas, então eles não estão acostumados com a cultura empreendedora”, comentou. Segundo Paul, a cultura empreendedora é bastante diferente e os investidores anjo, principalmente aqueles que estão acostumados com a cultura das grandes empresas, precisam se aproximar dela para entender o seu funcionamento e suas peculiaridades.
As dicas de Paul Russo para quem já é investidor ou para quem pretende se tornar você lê a seguir!
  •  Estabeleça conexões

Estabeleça relações próximas com o Silicon Valley porque o este ambiente é único no mundo. Todos são empreendedores e provavelmente 5, 10mil empresas abrem por ano. Também há a coisa cultural no Vale: as pessoas não se aposentam, elas se tornam investidoras anjo e ingressam em conselhos de startups, essa é a nossa aposentadoria e nós gostamos de fazer isso.
Então estabeleça mais comunicação para entender como é feito. Na Band of Angels nós olhamos milhares de empreendimentos, mas nós só investimos em 20 ou 30. E esses 20 ou 30 foram severamente analisados por experts. Não há problema em tornar essas analises disponíveis para os investidores daqui para eles poderem participar em outros bons investimentos e diversificar globalmente.
  • Não espere um retorno tão rápido

Muitos anjos aqui querem retorno muito rápido, mas é a última coisa que nós estamos olhando porque dependendo do tipo de empresa o retorno pode estar há anos de distância. 
  • Não invista em qualquer coisa que apenas funcione

Perseguir tecnologia não vale a pena atualmente. Existe muita tecnologia no mundo. Provavelmente 90% ou mais nunca é usada, nós não conseguimos absorver tudo. Quantas redes sociais você consegue usar? Então o desafio para os anjos é investir na próxima onda de necessidades não em qualquer coisa que funcione.
  • Encontre o CEO certo!
Você precisa avaliar a experiência, atitude mental, e o comprometimento do CEO da startup em que vai investir. Se é alguém que tem paixão e realmente quer ver o negócio obter sucesso. Mas ele também tem que ter a flexibilidade de mudar um pouco a direção conforme o mundo muda. Porque, se em cinco anos o mundo não precisar do que você oferece você está em apuros.


Ficou com vontade de conhecer o principal polo de empreendedorismo no mundo? Se você é investidor não perca a oportunidade de participar da Silicon Valley Mission 2016 e se engajar ainda mais no ecossistema conhecendo o lugar que há mais de 70 anos é um marco de inovação. 

Um comentário:

  1. Não sou um Investidor Anjo, sou empreendedor e desenvolvi até um aplicativo, mas, pelo pouco que lí aqui fique muito bem impressionado com a maneira de pensar, dos Investidores Anjo da Silicon Valley. Parabéns!!!🤗

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Não envie mensagens por este campo de comentário, pois não serão respondidas. Para enviar mensagens, acesse o site da Anjos do Brasil em http://www.anjosdobrasil.net