/* Google Analytics */

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Empreendedorismo não pode ser autoajuda

O que não falta no ecossistema empreendedor são eventos. Brasil afora são palestras, workshops, congressos e conferências praticamente diários – ainda bem, afinal esses eventos contribuem para a criação e fortalecimento da cultura empreendedora no país, ajudam empreendedores e investidores anjo a realizarem networking e se inspirarem. Tudo isso é absolutamente importante, mas não pode ser só isso.


É muito fácil cair em um ciclo de eventos e de frases de impacto que se vê em muitas apresentações. Pode parecer que faz sentido quando alguém em cima de um palco diz que “para empreender basta não desistir” e você, um empreendedor cheio de ideias, sonhos e incertezas está na plateia ansioso por respostas. É tudo o que você quer ouvir. Na hora você pensa: uau! Tudo vai dar certo!

Mas o ponto é que é necessário ir além desse tipo de frase e fazer reflexões mais profundas, com projeções mais realistas. Não atoa os índices de mortalidade das startups ainda são tão altos. Um estudo feito pela Startup Farm revelou que 74% das startups brasileiras fecham após cinco anos, enquanto 67% encerram suas atividades entre dois a cinco anos de funcionamento e 18% em até dois anos de operação.

Fazer a sua startup sair do papel pode não ser a etapa mais difícil no caminho. Tem muita coisa envolvida no processo de manutenção desse tipo de empresa, é um desafio para quem está envolvido no ecossistema mudar os números citados acima. E mesmo assim é preciso aceitar que muitas ideias não vão dar certo, mesmo que você não desista.

O importante é trabalhar duro, encontrar bons aliados no caminho, fazer conexões e deixar portas abertas sempre. Não dá para viver apenas inspirado em projetos de outras pessoas, vendo o sucesso de outros empreendedores e ter uma agenda de eventos tão cheia que não te permita refletir sobre as questões referentes ao seu negócio e fazer mudanças estratégicas que muitas vezes são determinantes. É preciso ir além em temas mais profundos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não envie mensagens por este campo de comentário, pois não serão respondidas. Para enviar mensagens, acesse o site da Anjos do Brasil em http://www.anjosdobrasil.net