/* Google Analytics */

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Você conhece a Semana Global do Empreendedorismo?



Conexões e capacitação são fundamentais para empreender, e, por acreditar nisto, a Anjos do Brasil apoia e faz parte do Comitê Nacional da Semana Global do Empreendedorismo. Participe, a SEG é de todos nós!

SEMANA GLOBAL DO EMPREENDEDORISMO (SGE) é o movimento que busca fortalecer a Cultura Empreendedora em em mais de 150 países simultaneamente, conectando, capacitando e inspirando as pessoas a empreender. Nós acreditamos que o empreendedorismo é o motor para transformar o país! Em 2012, só no Brasil, 553 parceiros realizaram 3.800 atividades, contando com mais de 1,6 milhões de participantes, e juntos, consolidaram o evento como o maior movimento de apoio ao empreendedorismo no mundo.  Conheça mais sobre a Semana Global!

Quando?
Em 2013, a Semana Global acontece de 18 a 24 de Novembro A grande novidade deste ano é que durante  todo o mês de novembro serão realizadas atividades diversas, de palestras a competições, sempre abordando o empreendedorismo.

Como posso participar?
Você pode participar da Semana Global do Empreendedorismo de 2013 de diversas maneiras: seja um parceiro e cadastre atividades, inscreva-se como participante, faça doações ao movimento, nos ajude a disseminar a nossa causa e muito mais! 
Saiba mais como se envolver com a SGE:  http://semanaglobal.org.br/pt/apoie-nossa-causa

 "Se Existe um Sonho Existe um Caminho"

Faça parte do Movimento e ajude-nos a construir um legado na cultura empreendedora do país!

Achou este post útil? Compartilhe com seus amigos e conhecidos, bastando clicar nos ícones do twitter, facebook, etc. abaixo ou ao lado

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Investimento Anjo na Folha de S.Paulo

É com prazer que compartilhamos com todos a matéria publicada sobre Investimento Anjo no Jornal Folha de S.Paulo, apresentando dados, o crescimento e os nossos desafios. Clique na imagem abaixo para ler a matéria e conhecer mais.

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Entrevista sobre Investimento Anjo

Vejam entrevista da Diretora Executiva da Anjos do Brasil para o Canal do Empresário da Agência DesenvolveSP, dando várias informações e dicas sobre como obter investimento anjo para seu negócio.



Achou este post útil? Compartilhe com seus amigos e conhecidos, bastando clicar nos ícones do twitter, facebook, etc. abaixo ou ao lado

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Por que e como conseguir conselheiros para seu negócio

Lendo no recente estudo "5 Conselhos Valiosos para Se Tornar um Empreendedor de Alto Impacto" da Endeavor,  chamou a minha atenção os resultados da pesquisa (quadro abaixo) com os seus
empreendedores indicando que "Atrair Investidores de risco" e 'Procurar conselhos externos de mentores" estão entre os fatores que aumentam significativamente o seu potencial de sucesso, tendo sido utilizados pela maiores destes empreendedores. Isto me fez recordar de três experiências que foram muito importantes para mim:

A primeira ocorreu quando estava fundando minha segunda empresa; apesar de já ter alguma experiência adquirida, iria atuar com uma linha de negócio totalmente nova para mim e muito mais complexa; era um grande desafio que estava disposto a enfrentar, mas tiver a sorte de o presidente de um fornecedor ter sido um grande mentor para mim, orientando sobre como atuar naquele setor e compartilhando sua experiência e conhecimento; é claro que ele também ganhava com isto, pois conforme eu crescia, adicionava negócios para ele e para mim nada era mais justo do que ele ser recompensado pelo apoio que dava, mesmo o custo de seus produtos serem muitas vezes  maiores do que de outros, mais do que compensava pelo apoio que recebi.

A segunda experiência veio em um momento bem posterior, quando minha empresa já estava bem mais madura e comecei a ser procurado por fundos de investimento; naquela época não tinha nenhum conhecimento sobre negociação com investidores e por orientação de um grande amigo, procurei e contratei um advisor para me orientar e apoiar na negociação, que foi fundamental para o sucesso da mesma.

Por fim, após receber o investimento, os gestores do fundo passaram a ser meus conselheiros formais, agregando além todo seu know-how, a chamada "visão fora da caixa", como por exemplo para perceber os desafios que o mercado impunha e que no dia a dia muitos passavam despercebidos.
Enfim, depois de todas estas experiências positivas, pela importância que percebi dos mentores/conselheiros/advisors e investidores desde o momento inicial, quando estiver concebendo seu negócio até quando estiver bem maduro, que acabei me tornando um. E como você deve encontrar o melhor para você?

Seguem algumas dicas que utilizei para escolher os meus: Como encontrar? O encontro pode ocorrer meio que pelo acaso, como na minha primeira experiência, mas você pode procurar na sua rede de contatos ou usar ferramentas como o Linkedin. Encontrados os potenciais conselheiros, você deve observar as seguintes características:
1. Empatia: é muito simples, você deve ter uma boa afinidade com o mesmo, caso contrário, a relação não durará muito tempo.
2. Experiência: o conselheiro deve ter uma carreira sólida e com resultados comprovados, bem como experiência em atuar como mentor, pois mesmo sendo muito bom na sua área, se ele não tiver prática na atividade, poderá ter pouco valor efetivo.
3. Relacionamento: um dos grandes valores agregados do conselheiro é sua rede de contatos, assim, avalie o quanto ele é conectado.
4. Disponibilidade: certifique-se que o conselheiro tem o tempo necessário para dedicar e combine previamente isto.

E como você pode conquistar um conselheiro? Primeiro você deve demonstrar que está preparado para executar o negócio que se propõe. Outro aspecto importante é a remuneração, pois mesmo que o conselheiro não precise financeiramente da mesma, é só com ela que você vai assegurar um comprometimento firme do mesmo com seu negócio, pois caso contrário, poderá ficar em segundo plano dentro das prioridades do mesmo. Lembre-se que um profissional de alto nível poderia receber honorários de até R$ 3 mil/hora, mas você pode estimulá-lo pagando uma parte do valor em participação societária do negócio, alinhando ainda mais o interesse dele com o seu.

Espero que estas dicas ajudem a encontrar o conselheiro ou investidor certo para seu negócio, mas se tiver alguma dúvida, deixe um comentário que será um prazer responde-lo.

Cassio Spina

Achou este post útil? Compartilhe com seus amigos e conhecidos, bastando clicar nos ícones do twitter, facebook, etc. abaixo ou ao lado