/* Google Analytics */

quinta-feira, 18 de abril de 2013

A Importância e os Desafios do Investimento Anjo

É importante destacar que investimento anjo proporciona ganhos não só para os investidores, mas para economia do país como um todo, pois como seu foco são empresas inovadoras de alto potencial os sucessos proporcionarão negócios com grande geração de empregos qualificados e tributos recolhidos. Exemplo disto é a Apple, maior empresa do mundo em valor de mercado, que iniciou com os fundadores Steve Jobs e Steve Wosniak e o investidor anjo Mike Markkula. 

Também existem exemplos de grande sucesso no Brasil, como o caso da empresa Buscapé, fundada por quatro estudantes recém-formados em 1999, contando com apoio de um investidor anjo. Após pouco mais de 10 anos foi vendida por US$ 342 milhões, com mais de 700 funcionários. Outro case brasileiro é a empresa Bematech, fundada por dois alunos de mestrado com apoio de investidores anjo em 1992.Hoje é listada na BOVESPA com faturamento superior a R$ 350 milhões e mais de mil funcionários.

Veja abaixo apresentação sobre a importância do investimento anjo:


O investidor anjo exerce um papel fundamental no sucesso destas empresas, pois além de contribuir com o capital financeiro, aplica a sua experiência, o seu conhecimento e a sua rede de relacionamento proporcionando o aumento de suas chances de sucesso e acelerando seu crescimento. Esta importância é tão relevante que um estudo da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) em mais de 30 países identificou que “os investidores anjo tem um papel crítico no sucesso das empresas iniciantes”, por isto é muito importante que o Brasil adote políticas de proteção e estimulo para os Investidores Anjo

Por outro lado, os maiores desafios para o crescimento do investimento anjo no Brasil são a falta de proteção e de estimulo para investidores. Explicando melhor, o investidor anjo está disposto a tomar o risco da perda do capital em função de maior retorno, entretanto, devido à falta de regulamentação da descaracterização da personalidade jurídica das empresas leva ao risco potencial adicional de além de perder seu investimento eventualmente ter de arcar com passivos adicionais da empresa, ainda que não tenha qualquer envolvimento na administração, que por lei prevê que a responsabilidade deve ser limitada ao seu capital social. 

Nos EUA e em outros países onde a prática do investimento anjo está mais desenvolvida existem regulamentações que protegem os investidores, garantido que nenhuma divida da empresa atinja seu patrimônio pessoal. 

Outra barreira é a falta de estimulo, ou melhor, equiparação de incentivos tributários com outras aplicações. Alguns exemplos disto são: enquanto um investidor no mercado de ações pode compensar eventuais perdas de um investimento com o lucro de outros e ser tributado somente sobre o resultado total apurado, no caso do investimento anjo privado, não há esta previsão de compensação. Assim, mesmo que o resultado total fosse nulo, o investidor poderia ser tributado sobre um dos ganhos. Outro exemplo comparativo é com os incentivos dados ao mercado imobiliário, nos quais o investidor tem isenções em um investimento de menor risco, quando a lógica deveria ser de quanto maior o risco, maior o incentivo.

Em diversos países, como EUA, Inglaterra, França e Portugual são adotadas políticas de incentivo fiscal para investidores anjo, pois os governantes entendem que quanto mais investimentos são feitos, maior será a geração de empregos e tributos futuramente.


Achou este post útil? Compartilhe com seus amigos e conhecidos, bastando clicar nos ícones
 do twitter, facebook, etc. abaixo ou ao lado

2 comentários:

  1. Uma dificuldade que precisa ser encarada de frente e combatida com a ajuda de todos.

    ResponderExcluir
  2. Acredito neste perfil de negócio e estou até estudando mais a fundo saidas para idéias que tenho após ler o livro de Cassio Spina, estou montando a apresentação passo a passo como ele sugere no livro, e concordo com a colocação acima.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Não envie mensagens por este campo de comentário, pois não serão respondidas. Para enviar mensagens, acesse o site da Anjos do Brasil em http://www.anjosdobrasil.net