/* Google Analytics */

terça-feira, 10 de julho de 2012

Os Principais Passos para Obtenção de Investimento Anjo – Parte II


Com as etapas de preparação cumpridas, o empreendedor estará pronto para iniciar a busca, apresentação e negociação com potenciais investidores-anjo para sua startup, lembrando que esta busca é mútua, pois como descrito no livro “Investidor Anjo” uma sociedade é equivalente a um casamento, devendo-se seguir os mesmos passos para seu sucesso, conforme abaixo:

  1. A primeira etapa de procura é como na “paquera”, quando o empreendedor começa a “flertar” (buscar) o investidor-anjo certo para seu negócio, isto é, aquele que tanto poderá se interessar pelo mesmo quanto agregar valor, com sua experiência, conhecimento e rede de relacionamentos. Para isto, o empreendedor deve submeter seu pitch e apresentação para Anjos do Brasil encaminhar para os investidores mais próximos, bem como participar de eventos e concursos para apresentação do seu negócio.
  1. Uma vez encontrado um potencial investidor-anjo interessado, passa-se para a fase de “namoro”, isto é, serão marcados “encontros” (reuniões) em que o empreendedor irá apresentar mais detalhes de sua startup bem como conhecer melhor o perfil do investidor-anjo.
  1. Em o “namoro” sendo bem sucedido, passa-se para o “noivado”, isto é, quando se fecha os principais termos da negociação (o chamado term-sheet), como valor que será investido, participação que o investidor-anjo terá no negócio e como os dois irão se relacionar, isto é, quais os direitos e deveres de cada um.
  1. Tendo todas as condições acertadas, chega-se ao dia do “casamento”, quando os contratos são assinados e o investimento é efetivado. Importante observar que na realidade este é só o começo do negócio, pois agora é o momento que o empreendedor deverá focar totalmente na execução e o investidor-anjo irá apoiá-lo com orientações e conexões.
  1. A etapa seguinte é a que difere num relacionamento pessoal, pois muitas vezes o sucesso para ambos vem de um divórcio feliz, seja através de um lançando das ações na Bolsa de Valores ou na venda da startup. Mas quem sabe podem surgir alguns “filhos” futuros de ambos..
Se achou este post útil, lembre-se de compartilhar com seus amigos pelo Twitter, Facebook e Linkedin clicando nos ícones ao lado ou abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não envie mensagens por este campo de comentário, pois não serão respondidas. Para enviar mensagens, acesse o site da Anjos do Brasil em http://www.anjosdobrasil.net