/* Google Analytics */

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Quais são as habilidades necessárias para se tornar um CEO campeão



Muitos podem se tornar chefes. Líder, nem tantos. Sentar em uma cadeira ocupando a posição de CEO e assumir toda a responsabilidade que vem com o cargo é um desafio e tanto. É preciso se preparar! Para desempenhar a função com sucesso, algumas habilidades são fundamentais. Confira quais são:


Ser um exemplo

Para estimular determinado comportamento ou filosofia na equipe, é preciso ser um exemplo daquilo que se prega. Nenhum líder pode ter tolerância zero com atrasos e chegar todos os dias horas depois do início do expediente. Cobrar uma postura de entregas dentro do prazo, se nem sequer responde aos e-mails em tempo hábil.


Entre as habilidades necessárias para ser um CEO de sucesso está servir de exemplo para toda a equipe. Praticar no dia a dia aquilo que prega e defende na missão, na visão e nos valores da empresa, preservando a cultura determinada para a organização. Quando o time admira seu CEO, se dedica ao máximo e, consequentemente, alcança os melhores resultados.


Humildade em reconhecer a importância da equipe

Mesmo com um cargo de CEO, é fundamental ter humildade para reconhecer que você não sabe tudo e, por isso, cada integrante de sua equipe desempenha um papel complementar, de extrema importância para o sucesso de sua startup. Demonstre envolvimento com o seu time, assim como faz com o seu negócio. Aproveite ao máximo o que cada um dos profissionais tem a acrescentar e aprenda com eles.

Ter uma rede de contatos sólida

Em um mercado cada vez mais competitivo, não basta dominar apenas aspectos técnicos do negócio. Ter uma rede de contatos extensa e confiável é preciso. Para se tornar um CEO de sucesso é preciso saber fazer network e desenvolver relacionamentos sólidos tanto com potenciais parceiros quanto com possíveis investidores.


Flexibilidade é imprescindível

Saber adaptar-se às mudanças do mercado é fundamental para fazer um bom trabalho como CEO. As variáveis mudam a todo instante, então é preciso ser flexível e, na linguagem popular, fazer “do limão uma limonada”. É o CEO de uma editora e, de uma hora para outra, o preço do papel disparou? Por que não encarar o momento como uma chance de investir na base digital do negócio? Mudanças são inevitáveis. É necessário saber como lidar com elas.


Aprender com os erros

Errar não só é humano, como é uma condição inerente a um cargo de liderança - principalmente para as startups, que exigem testes e mudanças rápidas conforme a reação do mercado. Para ser um CEO de sucesso, no entanto, é preciso aprender com os erros e transformá-los em uma fonte valiosa de aprendizado não só para você como para toda a equipe. Admita o erro, analise o que aconteceu durante o processo e use isso como uma forma de aprendizado que levará ao crescimento.


Inovar é preciso!

Ninguém se torna um CEO de sucesso fazendo tudo sempre igual. Inovação é atributo fundamental para empresas de todas as áreas de atuação. Como líder da startup, é importante que o CEO seja um exemplo deste atributo, inovando não apenas nos produtos como nos processos de sua empresa. Para isso, instaure na cultura de sua startup o conceito de Open Innovation, angariando pensamentos, ideias, estudos e pesquisas de forma compartilhada em prol de melhorias


Ninguém nasce um CEO de sucesso. Os profissionais tornam-se CEOs de sucesso a partir de experiências e conhecimentos. Para isso, dedicar-se é fundamental. Desenvolva habilidades que ainda não tem e enriqueça ainda mais os seus pontos fortes. Os resultados serão satisfatórios e, certamente, você se tornará um CEO campeão aos olhos de todos à sua volta.

E você, possui mais alguma dica para agregar à nossa lista? Compartilhe-a conosco através dos comentários!

                                                           Achou este post útil? Compartilhe com seus amigos e conhecidos, bastando clicar nos ícones do twitter, facebook, etc. abaixo ou ao lado. 

2 comentários:

  1. Incluir a Comunicação Verbal e Não Verbal pois é ela que potencializa a capacidade de liderar e evita os "ruídos e mal entendidos" que prejudicam a produtividade e a relação interpessoal!

    ResponderExcluir
  2. Compartilhar o sucesso e a derrota com toda equipe. Torna o time mais unido.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Não envie mensagens por este campo de comentário, pois não serão respondidas. Para enviar mensagens, acesse o site da Anjos do Brasil em http://www.anjosdobrasil.net