/* Google Analytics */

terça-feira, 26 de julho de 2011

Por que Negociações de Investimento Demoram Mais do Que Gostaríamos?

Esta é uma questão que, apesar de não ser formulada explicitamente, é latente principalmente entre empreendedores, que obviamente tem maior ansiedade em colocar seu negócio em prática. Poderia dar uma resposta rápida a esta pergunta, justificando de diversas formas, mas considero melhor entender por que é necessário que exista um tempo mínimo para que o investimento ocorra e que é benéfico para ambas as partes.

Vamos começar a resposta pelo lado do investidor, ao qual muitas vezes a lentidão é pré-concebidamente atribuída (e que não posso negar que ocorra, pois eu mesmo muitas vezes fico impaciente com a falta de resposta de meus colegas, talvez por ter vivido mais o lado empreendedor), mas que nem sempre é o principal responsável pela delonga. A primeira coisa que sempre lembro aos empreendedores, é que o investidor tem um sério problema de sobrecarga, pois, mesmo se dedicando integralmente a atividade (o que para investidores-anjo é uma exceção), considerando que para cada investimento efetivado é necessário olhar até 100 projetos, dá para concluir facilmente que o volume de atenção que o mesmo pode dedicar a cada negócio não é muito grande, sendo obrigado a intercalar sua dedicação para cada um. Para mim, isto não justifica que ele não dê retorno aos empreendedores quando demandado; acredito que toda vez que um empreendedor contatar um investidor, deve receber uma resposta, em especial se a mesma for negativa, deve ser a mais rápida possível. Por outro lado, o empreendedor deve compreender que muitas vezes o investidor não poderá reunir-se com o empreendedor no momento imediato que este deseje, devendo entender que deverá primeiro atender as solicitações do investidor, enviando preliminarmente uma apresentação e/ou respondendo as questões do mesmo. E quando receber um não, isto não significa que seu projeto seja ruim e/ou deva desistir, mas que simplesmente não está dentro do escopo daquele investidor, devendo continuar a procurar outros investidores até achar o que tenha sinergia com seu negócio (sobre este ponto, vide mais em meu artigo "Por que Receber um Não pode ser Melhor que Receber um Sim")

Do lado do empreendedor, pela minha experiência, também pode ser um grande empecilho para fechamento do investimento, por mais improvável que isto possa parecer. Apenas para relatar alguns casos, já participei de situações que na hora em que é colocada uma proposta para o empreendedor, este acaba ficando inseguro como se já não tivesse mais certeza do que quer fazer ou então os sócios começam já de cara a divergir sobre as decisões da empresa. Estes casos acontecem mas são o que normalmente atrasa o processo pelo lado do empreendedor é a falta de preparação para receber investimento, seja por que não tem informações básicas sobre o mercado que vai atender ou por que falta conhecimento sobre como funciona e quais as regras usuais para receber investimento.

Um aspecto positivo e importante do tempo necessário para efetivar o investimento é que este é uma oportunidade significativa de cada um conhecer melhor o outro. Em especial considerando que depois de o investimento feito, terão de conviver juntos por um bom tempo e, como num casamento, tanto nos bons quanto nos maus momentos. E, se por qualquer motivo sentir que não há uma ótima empatia desde o inicio, é melhor não continuar, pois isto certamente levará a um fracasso.

Do ponto de vista prático, pela minha experiência, uma negociação com um único investidor-anjo, desde o primeiro contato até assinatura dos contratos finais e efetivação do primeiro aporte, deve levar pelo menos 60 dias, já considerando algumas idas e vindas na revisão conjunta dos contratos. Observar que quanto maior for o grupo de investidores-anjo e/ou se ainda não tiverem feito investimentos conjuntamente entre si, mais tempo levará. Mas em hipótese alguma este processo deve demorar mais que 180 dias, sendo razoável demandar entre 90 a 120 dias. O importante é que durante todo processo existam feedbacks constantes de que está evoluindo, tanto para manter o empreendedor quanto o investidor motivados.

Concluindo, o empreendedor deve ter em mente que os investidores estão vendo muitos negócios simultaneamente, assim, não podem dar 100% da sua atenção para um único projeto e que quanto mais preparado estiver, em especial conhecendo melhor com funcionam investimentos, mais rápido irá ocorrer. Do lado do investidor, este deve lembrar que as melhores oportunidades serão cobiçadas por todos seus pares, assim, quem for mais rápido levará, pois o empreendedor não irá ficar esperando sua resposta indefinidamente.