/* Google Analytics */

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Dicas sobre Investimento Anjo de Paulo Andrez - Presidente Emérito da EBAN



Aprender é um processo contínuo, fator importante e que contribui para alcançarmos sucesso naquilo que realizamos. Como investidor anjo isso não é diferente. O investimento anjo no Brasil ainda é uma modalidade recente, e aprender com cases de investidores com muita experiência pode contribuir para descobrir novas formas de atuação, quais são as melhores práticas e possíveis erros a serem evitados.

Pensando nisso, compartilhamos o trecho (em tradução nossa) de uma entrevista dada por Paulo Andrez, investidor anjo em mais de 12 empresas, que, em 2012, recebeu o prêmio de "Melhor Investimento Anjo Europeu". Andrez é presidente Emérito da EBAN (European Trade Association for Business Angels, Seed Funds, and other Early Stage Market Players), além de atuar em diversas outras entidades relacionadas à investimento anjo na Europa.

O que o levou a se tornar um investidor anjo?
Como sempre trabalhei em empresas que criei ou co-fundei, eu era frequentemente procurado por diversos empreendedores em busca de conselhos. Em alguns casos, gostava dos empreendedores e dos projetos, mas não conseguia investir já que estava dedicado às minhas próprias empresas. Em 2006, eu finalmente estava disponível para me tornar um investidor anjo e começar a procurar por deals e fazer investimentos.

Qual foi a sua saída de maior êxito?
Foi a Novabase, uma vez que nós investidores conseguimos fazer o IPO na bolsa de valores Euronext, com uma capitalização de mercado que superou de longe a meta de 100 milhões de euros.

Na sua opinião, quantas empresas um investidor anjo pode ter em seu portfólio para ser capaz de administrá-las com sucesso?
Para cada investidor anjo que você fizer essa pergunta, receberá respostas diferentes. Isto depende de quão profundamente envolvido com suas empresas do portfólio o investidor anjo quer estar, se o investidor quer fazer co-investimentos com outro investidores ou não, como é o deal flow dele...

É claro que se alguém está começando a investir em startups, eu recomendaria fortemente a fazer os primeiros investimentos em syndication com investidores anjo mais experientes. Redes de investidores anjos como a EstBan (Rede de investidores anjo da Estônia) tem papel fundamental em apoiar estes novos anjos a entrarem no mercado.

Apesar do fato de eu acreditar nos benefícios da diversificação, eu também não acredito em diversificação maciça. Eu tendo a investir uma quantia maior em menos companhias, que investir menos em mais companhias. A razão é que meu dia tem somente 24 horas, e eu preciso dormir e estar com minha família por algumas dessas horas. E para o investimento anjo ser divertido, você tem que estar envolvido com as start-ups.

Caso eu invista em 60 empresas, 50 000 euros em cada, isso poderia significar que eu dificilmente dedicaria 45 minutos por semana em cada uma dessas empresas. Então prefiro investir em 6 empresas, 500 000 euros em cada. Também faço alguns (mais passivos) investimentos em syndication com outros anjos, mas com uma proporção menor de investimento alocado.

Você pode dar um exemplo da estratégia de menos investimentos porém mais significantes?
Em 2009 eu investi em uma start-up chamada United Resin (uma empresa inovadora de resina), 500 000 euros em equity e um pouco mais em loan, junto com dois grandes empreendedores e um outro investidor anjo. Essa empresa construiu sua premissa em 2010. Em 2011, o primeiro ano de produção total, suas vendas alcançaram 25 milhões de euros. Eu dediquei muito tempo ajudando os empreendedores nestes 3 anos. Se eu tivesse mais outros 20 ou 30 investimentos, provavelmente não teria sido capaz de dedicar tanto tempo neste investimento, e provavelmente não teria tido tanto sucesso com essa empresa. Entretanto, alguns anjos parecem ter êxito investindo em 30 ou 40 empresas. Não há apenas uma estratégia correta.



Paulo Andrez fará uma palestra no Congresso de Investimento Anjo da Anjos do Brasil dia 24 de junho de 2015. Para se inscrever clique aqui.

Achou este post útil? Compartilhe com amigos e conhecidos, bastando clicar nos ícones do twitter, facebook, etc. abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não envie mensagens por este campo de comentário, pois não serão respondidas. Para enviar mensagens, acesse o site da Anjos do Brasil em http://www.anjosdobrasil.net