/* Google Analytics */

sábado, 31 de maio de 2014

Como Fazer Outsourcing

Nem todas as empresas lançam mão de grandes quantias para investir em áreas específicas dentro do seu negócio e, por este motivo, acabam buscando o outsourcing como solução - principalmente em startups, em que o budget é sempre restrito. Basicamente isso significa contratar uma empresa especializada em determinado assunto e transferir a ela a responsabilidade sobre o mesmo, dentro da empresa. Esta pode ser uma ótima solução. No entanto, cuidados são necessários. Entenda melhor:

Core business e o outsourcing

Qual o seu negócio? O que sua empresa resolve? Qual a sua atividade-fim? Estas perguntas são cruciais e devem estar presentes a todo momento em qualquer corporação. Isso porque muitos empresários possuem uma forte tendência à centralização de tarefas e atividades e em muitos casos acabam desfocando do seu negócio ao tentar suprir determinada necessidade interna alheia à sua atividade principal.
Por outro lado existem empresários que veem no outsourcing uma oportunidade tão fantástica de terceirizar demandas e acabam perdendo controle sobre aquilo que é o seu core business. Por estas e outras vale esclarecer que o outsourcing é a solução ideal para o suprimento de demandas relacionadas às atividades secundárias de uma empresa e nunca de sua atividade principal.

5 dicas infalíveis para escolher o parceiro certo de outsourcing

Após decidir-se pelo outsourcing, a empresa deve dedicar tempo para selecionar o parceiro ideal. Alguns pontos são cruciais para esta decisão. Vamos destacar aqui 5 deles:

1.       Diagnóstico da demanda

O primeiro passo de todos é entender qual a real demanda presente na empresa. Pontuar cada necessidade e expectativa. É a partir deste levantamento inicial que se dará inicio ao processo de escolha do parceiro ideal. Eliminado assim aqueles que não estão aptos a atender tal demanda.

2.       Lista de clientes

Nada melhor do que saber quais empresas compõem a carteira de clientes daquele fornecedor. Observe o porte, segmento, localização e tempo de parceria das mesmas. Portanto, esta é uma das principais dicas a ser levada em consideração durante o processo seletivo.

3.       Casos de sucesso.

Tão importante quanto saber quais os clientes da empresa é conhecer casos de sucesso da mesma. Para tanto, vale à pena solicitar aos mesmos que agendem um contato direto com clientes ativos para que possa ouvir diretamente deles a real percepção, críticas e elogios, em relação ao candidato.

4.       Normas e certificados

Saber que o fornecedor é profundo conhecedor e cumpridor das normas pertinentes ao seu negócio é fundamental. Afinal, ele estará diretamente envolvido com a sua empresa. Além disso, procure saber se possui algum certificado de qualidade em processos.

5.       Cláusulas contratuais

Em muitos casos por se tratar de um modelo de parceria um tanto quanto intangível, fornecedores utilizam de má fé e colocam nas entrelinhas algumas cláusulas e condições que protegem somente a eles e, muitas vezes, podem deixar o cliente em uma péssima situação.
São muitos os casos que acabaram em processos judiciais. A maioria deles relativos à entrega do que fora contratado, portanto, é necessário especificar da forma mais clara possível o que está sendo contratado e como deverá ser entregue.

O outsourcing é uma incrível solução principalmente para pequenas e médias empresas. No entanto, vale ressaltar a necessidade de uma avaliação profunda e detalhada das demandas a serem repassadas de modo a evitar contratempos futuros. Afinal, o outsourcing deve ser um reforço não só para a redução de custos, mas também para garantir a excelência no cumprimento de atividades secundárias.

E você, já aplica o outrsourcing em sua startup? Compartilhe sua experiência através dos comentários!
Achou este post útil? Compartilhe com seus amigos e conhecidos, bastando clicar nos ícones do twitter, facebook, etc. abaixo ou ao lado

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Manifesto 2014 do Movimento Empreenda: O empreendedor brasileiro é um herói!

A Anjos do Brasil se sente honrada em participar do Movimento Empreenda! Conheça o incrível manifesto de 2014.

O empreendedor brasileiro é um herói.

É alguém movido por um ideal, disposto a enfrentar os inúmeros obstáculos que lhe põem no caminho, para cumprir a missão a que se propôs.

Mas não deveria ser assim.

Melhor do que contar com o surgimento de heróis é ter um ambiente que favoreça a inovação. Em que a vontade de criar e prosperar seja encarada não como ousadia, mas como uma escolha normal, de cidadãos comuns. Todo ser humano tem vontade de realizar coisas. É o ambiente que pode canalizar essas vontades para a criação de riqueza e bem-estar.

Os empreendedores proliferam quando a burocracia é contida, quando os investimentos são incentivados, quando os fracassos são encarados como aprendizado, não como malfeitos.

Não existe nação rica sem empreendedores. Mas jamais haverá suficientes empreendedores se não criarmos uma mentalidade de incentivo ao risco, tolerância ao erro, simplicidade de regras e apoio à busca do conhecimento.

O mito do empreendedor que se faz sozinho é apenas isso: um mito.

Somos nós – a sociedade como um todo – que construímos os empreendedores.

Façamos isso.

----
O Movimento Empreenda chega ao terceiro ano. Prepare-se para um novo ciclo de reportagens, eventos com empreendedores, a 2ª edição do Encontre Um Anjo, o prêmio Empreendedor de Sucessoferramentas de gestãovídeos e muito mais.
Leia. Acesse. Inspire-se. Apoie. E empreenda.

Achou este post útil? Compartilhe com seus amigos e conhecidos, bastando clicar nos ícones do twitter, facebook, etc. abaixo ou ao lado